Matéria exclusiva da VIP conta a história de Eliezer Pereira de Souza, um agricultor morador do Povoado Luiz, zona rural de Posse, GO, que enfrentou a dificuldade imposta pelas características da região com bastante criatividade e transformou de maneira surpreendente a realidade da sua família.
Semelhante ao filme “O Menino Que Descobriu o Vento”, quando o jovem William KamKwamba, incomodado com a seca e com a pobreza que assolava a sua família e motivado em salvar as pessoas que amam, utilizou de sua criatividade para modificar o seu destino transformando a força do vento em energia para bombear água para a plantação.
Essa comparação muito oportuna foi feita para retratar os brilhantes exemplos que guardamos na nossa terra, no nosso povo, que enfrentam diariamente as durezas de uma região por muitas vezes esquecida pelos gestores e assolada pelas condições climáticas, muitas vezes inabalável com o homem do campo.
O Menino Que Descobriu o Sol é um testemunho da força do povo goiano, mais especificamente do povo esquecido do nordeste do Estado, que, distante da capital, reinventam-se constantemente para fugir do destino cruel.